blog

Voltar


Saiba como a consultoria de imagem pode potencializar o seu atendimento ao cliente
Publicado em 06.04.2016 // 0 Comentário

A relação entre a imagem e o atendimento ao cliente é uma questão de ambientação, pois 70% da comunicação estabelecida é visual. Ou seja, o cliente quando chega ao estabelecimento percebe o local pelo que vê. E essa imagem é codificada pelo cérebro e transformada em emoção/sensação mais rápido do que a pessoa consegue transformar o que viu em palavras.

Por isso, em algumas situações, nós temos uma boa sensação ao adentrarmos em um determinado ambiente, mas não sabemos expressar o motivo, assim como acontece o contrário: “não gosto de ir lá, mas nem sei por que”. O que causa está estranheza ou aceitação é a coerência entre o que se vende e o que se apresenta, a imagem das pessoas que estão dentro do local e as mensagens subliminares que emitimos, mas não sabemos.

Trabalhe a imagem em benefício ao atendimento

Não existe uma imagem adequada para cada ocasião, e sim a mais coerente. A questão não é ter uma imagem ruim ou boa, pois essas definições são relativas e o que é conforto e certo para determinado público pode não ser para outro, o “comportamento do consumidor” explica isso. Listo abaixo três momentos que exemplificam o que eu digo.

1 – Coerência entre o que se vende e o que é apresentado é fundamental: não dá para falar em conforto de um sapato se o local onde ele é comercializado é apertado e não tem lugar para sentar e experimentar o produto com calma. O cliente precisa sentir o conforto em todos os âmbitos (inclusive em um atendimento tranquilo) para dar crédito ao que está comprando, à marca.

2 – Colaboradores com imagem que transmita os valores apresentados: a mesma loja de sapatos não pode ter atendentes que usem roupas apertadas ou desconfortáveis. Precisam demonstrar o conforto em sua totalidade.

3- O cliente precisa “perceber”, mesmo que subliminarmente, o que a marca deseja transmitir. Esse é o caminho inicial para alinhar a imagem de uma empresa com o atendimento que ela oferece.

Gostou deste post? Compartilhe!

Gostou deste post? Compartilhe!


0 comentário(s)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

9 + 1 =

Assine a Newsletter

Assine e receba meus artigos por e-mail.