blog

Voltar


Para respirar como um empreendedor primeiro é preciso imergir.
Publicado em 24.06.2017 // 2 Comentários
empretec

Já foi bem mais difícil de se abrir uma empresa aqui no Brasil. E apesar de que, atualmente, ainda não seja algo tão simples, existe uma série de incentivos para quem deseja iniciar seu próprio negócio. Hoje o empreendedor conta com organismos de investimento, franquias, apoio do SEBRAE, redução de impostos, aumento de crédito, entre outros. Todos com o objetivo de facilitar, na medida do possível, o cenário para quem quer empreender.

Mas será que basta ter uma boa idéia para fazer o negócio dar certo (já falei sobre isso no meu último post)? Ou será que realmente tudo o que aquela sua conhecida, dona de um baita negócio, teve foi sorte? Por que será que tanta gente ‘chega lá’ enquanto outros ficam pelo caminho – ou nem se atrevem a tentar?

Certamente você não é o primeiro a ficar intrigado, se remoendo com a dúvida do porquê determinadas pessoas se tornam grandes empreendedoras e outras não. O que passa na cabeça dessas pessoas? Como pensam, agem e se comportam?

Mas, olha, fique tranquilo! Na verdade, essa perguntas motivaram pesquisas de toda uma vida de grandes figuras como David MacClelland, um dos principais, e precursores, estudiosos dos aspectos da motivação e do comportamento humano.

E foi sob esta ótica – a de identificar e replicar as características do bom empreendedor, em forma de capacitação – que surgiu o Seminário EMPRETEC, do qual faço parte há 10 anos, atuando como facilitadora.

Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), através da UNCTAD (United Nations Conference on Trade And Development), que é uma de suas secretarias permanentes, o Entrepreneur Trainning Workshop (conhecido, no Brasil, como Seminário Empretec) foi desenvolvido e testado entre 1985 e 86. 

Após ser aplicado em países da América do Norte, África, Ásia, América Latina e Oriente Médio chegou ao Brasil em 1990. Por aqui o EMPRETEC é aplicado pelo SEBRAE em parceria com UNCTAD. Em função desta parceria, e da capilaridade que o SEBRAE possui, o Brasil passou a ser campeão em formação de empretecos e detentor de experiência mais que suficiente para propor melhorias ao processo.

Hoje, não há duvida em afirmar, somos a vanguarda.

Mas afinal: o que é o EMPRETEC?


A metodologia, desenvolvida pela ONU é aplicada para o desenvolvimento de características empreendedoras e para a identificação de novas oportunidades de negócios. O EMPRETEC possui reconhecimento mundial como um dos melhores cursos de capacitação em empreendedorismo.

Em formato de seminário vivencial – realizado em uma intensa semana com imersão de 60 horas –  o EMPRETEC proporciona, ao participante, o desenvolvimento de 10 características de comportamento empreendedor. :

 

  1. Estabelecimento de metas

  2. Busca de oportunidade e iniciativa

  3. Planejamento e monitoramento sistemático

  4. Correr riscos calculados

  5. Busca de informação

  6. Exigência de qualidade e eficiência

  7. Persistência

  8. Comprometimento

  9. Persuasão e rede de contatos

  10. Independência e autoconfiança.

Como se tratam de vivências empreendedoras, se eu contasse mais detalhes os futuros participantes perderiam a oportunidade de se testarem, e analisarem seus resultados, de forma pura.

Fato é que o EMPRETEC gera mudanças não só nas vida profissional, dos participantes, mas também no plano pessoal. Em recente pesquisa, do SEBRAE, mais de 90% dos entrevistados afirmaram ter concretizado  aumento dos lucros após a conclusão do seminário e que aplicaram imediatamente as mudanças em seus produtos e serviços com base nos conhecimentos adquiridos durante o curso.

E aí? Ficou curioso para saber como o EMPRETEC funciona na prática? Só há uma maneira de descobrir: participando! Confira aqui a programação completa do SEBRAE e inscreva-se. Nos vemos por lá!

Gostou deste post? Compartilhe!


2 comentário(s)

Josi Melo
5 de julho de 2017 às 15:50

Adorei

    veruska
    10 de julho de 2017 às 11:20

    Obrigada Josi! Fico feliz com a mensagem e de ter contribuido de alguma forma em seu dia! Espero que continue acompanhando o meu blog e qualquer coisa que eu possa lhe ajudar, é só falar! 😉


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

20 − 13 =

Assine a Newsletter

Assine e receba meus artigos por e-mail.