blog

Voltar


MATERNIDADE & VIDA PROFISSIONAL: ENTREVISTA COM PAULA IWATA
Publicado em 24.10.2016 // 0 Comentário

A entrevistada dessa semana é Paula Iwata, da FS, que me contou sobre sua jornada materna e profissional. Para minha surpresa, a filha dela também acabou participando da entrevista com uma linda mensagem. Confira a seguir. 

1) Veruska Olivieri: Em uma frase, o que é ser mãe? 

Paula Iwata: Amar. Acertar, errar, mas sempre estar junto para tentar!! Ser mãe é mais que ensinar, é aprender todos os dias! Amor de mãe vence preconceitos, supera os limites, enfrenta todos os desafios e te ajuda a vencer. Amor de mãe, só Deus para entender. Simplesmente amor. 

2) V.O: Qual o maior desafio para aliar maternidade e vida profissional? 

P.I: Acho que é ter tempo para dar a atenção que a criança precisa e que eu gostaria de dar. E perder alguns momentos do crescimento do filho. É chegar em casa louca para tomar um banho e descansar e tirar forças do céu para “cuidar” – conversar, estudar, brincar, ler (ou por vezes ouvir) contos de fada!

3) V.O: Quais as principais competências que você precisou e/ou precisa desenvolver para dar conta desse desafio e ser plena? 

P.I: Aprender a falar não! Não para os filhos, não para o marido, não para a empresa e não para mim as vezes! Entender que preciso sim trabalhar, que preciso sim ser esposa e dona de casa, que amo ser mãe, mas que se eu não estiver bem e plena comigo nada disso consigo. É conseguir dividir meu dia para fazer de tudo bem feito – e ter várias personagens e estar intensa em cada uma delas, mas cada uma no seu momento! E aprender a organizar e priorizar o tempo. 

4) V.O: O que você acredita que uma mãe deve fazer para transmitir uma imagem de credibilidade e produtividade no ambiente de trabalho? 

P.I: Eu hoje, já na entrevista, aviso que sou mãe! Que tenho 4 reuniões por ano de escola para ir, umas 4 visitas por ano ao médico, e que imprevistos acontecem. E falar que comparecer a estes eventos é muito importante para mim e para minha família!!! Porém, sempre tento administrar para que nada disso atrapalhe meu horário de trabalho. Acho que quando estou na empresa, sou a Paula secretária. Não tenho o hábito de ficar falando de minha família em ambiente profissional. Se isso é certo ou errado não sei…

paula-iwata-maternidade-vida-profissional

………………………………………

A Gabriela, filha da Paula, escreveu esta carta a seguir para os pais (que fazem aniversário em dias seguidos). Achei tão bacana e emocionante a visão dela sobre eles, que decidimos publicar aqui no meu blog para encerrar a série de entrevistas Maternidade & Vida Profissional, que foi muito especial e enriquecedora. Entrevistei 14 mulheres, cada uma com uma linda história, com uma forma única de lidar com a dádiva de ser mãe e de ver a vida profissional. Muito obrigada a todas que participaram e a você que acompanhou essas histórias. Leia na íntegra a carta da Gabriela, filha da querida Paula Iwata.

Escrito por Gabriela Almeida Iwata:

Aqueles que te criaram, amaram, cuidaram; aqueles que brigaram com você, que você xingou mentalmente várias vezes, aqueles que sempre estão certos. Essa seria a definição básica de pais.

Minha definição pode ir um pouco mais longe. Além de serem aqueles que me criaram e amaram, também são aqueles que mais me fazem rir, que me fazem pagar os piores micos não imagináveis, que me permitem sonhar e me mostram o mundo mas sempre me lembram de manter o pé no chão, são aqueles que além de pais, posso chamar de amigos, companheiros. São aqueles que além de estarem sempre certos e eu xingar mentalmente, me deixam cair pois sabem que algumas coisas precisamos aprender sozinhos, que fazem piada de uma coisa séria e no final me mostram que nem tudo é do jeito que eu penso. São aqueles que estão SEMPRE ao meu lado não importa a besteira q eu fiz. São minha família.

Há alguns anos (que eu não posso citar exatamente quantos porque gosto de viver) nasceu a pessoa que me daria à luz um dia, que me mostraria cada beleza e cada encanto q a vida pode ter. Nasceu aquela fadada a discutir comigo em vários momentos e me amar em todos. Nasceu a mulher mais extraordinária do universo. Minha mãe. Por incrível que possa parecer para muitos, ela fica mais nova a cada ano que se passa, pegando cada oportunidade da vida e transformando em uma vitória, sem nunca perder a alegria que ela sabe que é viver. Como? Não faço ideia. Mas ela consegue fazer isso de um jeito inigualável. Minha heroina está ficando mais jovem hoje, mas sempre sendo a mulher que quero ser no futuro. Forte, alegre, engraçada, boba, amável, séria, focada, sociável, corajosa, brava, amiga, linda, batalhadora, curiosa, protetora e muito mais.

E junto com essa mulher “loca” que eu amo tem o bobão que eu amo tanto quanto. JUNTOS eles formam um amor lindo, dos tipos que você lê em livros porque não sabe como é possível. E além de ser o homem que derrete o coração de gelo da mamis ele é meu papito 😍

Pai, aquela palavra que você escuta e o coração já bate mais forte. Esse aqui é O Herói dos heróis, mas já aviso que ele te faz viver cada coisa que vc nunca sonhou. Sabe aquela frase que sempre dizem por aí “quando vc está brava com a pessoa e ela te faz rir” inspirada nesse homem, sabe aquele momento que você precisa de carinho e ninguém sabe disso? Ele sabe e nem percebe. Sabe aqueles micos que pais de televisão fazem os filhos passarem? Ele supera. E sabe o que é pior? Eu adoro! Cada alegria que emana desse ser maravilhoso. Sabe quando você vê em filmes alguém falando “eu aprendi isso com meu pai” então, eu aprendi muitas coisas com ele, mas a mais importante e a principal coisa que um pai deve e pode ensinar eu aprendi e ainda aperfeiçoou cada dia por falas dele, eu aprendi a ser quem eu sou. Sabe aquele ciúmes que você sente… Eu também sinto então não cheguem perto 😊

Mas além de brincalhão e tudo mais. Ele ainda te dá os melhores ‘acorda para vida’! Os melhores “quem usa a cabeça faz menos força”. As melhores lições de uma vida você aprende com o pai, e com o meu, isso é só o começo. Você olha pra esse chato e vê a figura de saúde que você quer ser um dia, a figura de porto seguro q você sempre precisa, a figura de líder que você almeja em virar, a figura de paz.

E cada dia q passa ele também fica mais jovem e feliz e aproveita cada vez mais o que a vida tem a lhe oferecer. Eu posso ficar todas as horas possíveis e inimagináveis aqui falando sobre tanta coisa deles que sé de pensar cansa os dedos. Mas na verdade só passei para desejar um feliz aniversário.

Um Mega top blaster super aniversário para Paula Cristiane Madureira Almeida Iwata, amor da minha vida, Mae. E um mega top blaster super aniversário para André Iwata, lindo do meu coração que eu amo de montão, paizão.

Eu espero que vocês continuem ou me surpreendam cada vez mais com quem vocês são e se tornam. Desejo que todos os sonhos de vocês se realizem muito muito topmente do jeitinho que vocês dois merecem. Desejo amor, paz, saúde, dinheiro, amigos, felicidade para a vida de vocês pessoitas fofas. 😍
Amo vcs, meus sempre velhos kkk, feliz aniversário.

Gostou deste post? Compartilhe!


0 comentário(s)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

57 − = 53

Assine a Newsletter

Assine e receba meus artigos por e-mail.