blog

Voltar


Você sabe o que é comunicação SCOT? Conheça e aplique na sua empresa
Publicado em 13.04.2016 // 1 Comentário

No universo do empreendedorismo, o bom atendimento é a essência para o êxito financeiro de qualquer negócio. Sem um bom atendimento, o empreendedor não consegue angariar clientes e, ainda por cima, corre o sério risco de perder os que ainda possui.

Em tempos de grande concorrência como os atuais, o atendimento sincero e de confiança, mais do que nunca, se torna a forma ideal para fidelizar uma significativa quantidade de clientela.

É nesse cenário, onde o atendimento eficiente é de suma importância, que é pertinente para os empreendedores entenderem e aplicarem a comunicação S.C.O.T.

Esse tipo de comunicação, tal qual as iniciais indicam, compreende que o atendimento ao cliente, para ser considerado bom, deve possuir Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. Por meio desses quatro conceitos é possível transmitir para o cliente a clareza necessária e assim conquistar a sua fidelidade.

A comunicação S.C.O.T é útil porque prova que o cliente não almeja buscar auxílio com um vendedor que transmite mais dúvidas do que certezas. Por isso, ao adotar esse tipo de comunicação, o empreendedor consegue unir ao seu negócio qualidades como empatia e sinceridade, dois predicados que são essenciais para a boa relação com os seus clientes.

No quesito atendimento, a comunicação S.C.O.T é calcada em quatro conceitos bem definidos que se complementam. Ao serem aplicados na relação com os clientes, a capacidade de compreensão e também a criação de um elo de empatia com a clientela se tornam processos naturais.

COMUNICAÇÃO S.C.O.T

SEGURANÇA

Abordar o cliente estando seguro do que está vendendo é a base para o bom atendimento. Para garantir essa segurança na abordagem e na resposta para eventuais dúvidas do consumidor, o treinamento da equipe é essencial para qualquer atividade de empreendedorismo.

Para atender com segurança, o vendedor precisa estar bem informado acerca do produto em questão. Diante disso, compreender a filosofia da empresa, assim como conhecer o seu público-alvo, é ferramenta básica.

CLAREZA

Ao falar com clareza e propriedade as características de determinado produto ou serviço, é possível transmitir confiança para o cliente, fazendo com que ele tenha mais interesse e desejo em efetuar a compra.

OBJETIVIDADE

Segurança e clareza geram objetividade na hora da abordagem. Por meio da objetividade, o cliente não se sente “enrolado” pelo atendente. Inclusive, se sente mais seguro para obter o produto.

TRANSPARÊNCIA

Esse é o quesito que completa os três anteriores. Tudo que os clientes almejam na hora de buscar um produto é uma abordagem honesta e informações coesas e precisas. A transparência no atendimento passa para o cliente a ideia que ele não está sendo subestimado, mas sim de que ele está sendo valorizado e tratado com honestidade e respeito.

Se você deseja realizar um atendimento satisfatório para garantir a fidelidade e confiança dos seus clientes, adote e mantenha a comunicação S.C.O.T  na sua empresa, especialmente na área de atendimento ao cliente.

Gostou deste post? Compartilhe!


1 comentário(s)

Veruska Olivieri
4 de Maio de 2016 às 10:54

[…] disso, outro ponto bastante pertinente é manter a comunicação S.C.O.T. Esse tipo de comunicação, bem como dizem as suas iniciais, denota Segurança, Clareza, […]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

1 + 8 =

Assine a Newsletter

Assine e receba meus artigos por e-mail.