blog

Voltar


Como aproveitar a Black Friday para gerar negócios e conquistar novos clientes
Publicado em 09.11.2016 // 0 Comentário

Assim como o Natal, a Black Friday é uma das principais datas para o comércio varejista por ser uma ótima oportunidade para atingir metas e aumentar o faturamento. Para os consumidores é uma chance de comprar, antes das promoções de final de ano, por preços e ofertas mais atraentes.

Entretanto, quem pensa em aproveitar a data e vender bem, deve se preparar para enfrentar os desafios. Precisa cuidar da logística de entrega, do atendimento aos novos clientes que chegarão, dar atenção especial aos clientes cativos e criar novas estratégias de comunicação. Faça um bom planejamento estratégico, avalie quais produtos entrarão na promoção, qual será o desconto oferecido, quantos e-mails serão enviados e crie ações autênticas de acordo com o gosto do seu público.

Como surgiu a Black Friday

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos como uma forma de aumentar as vendas durante o feriado de Ação de Graças, época em que havia baixa nas vendas. Rapidamente tornou-se uma das maiores datas do comércio norte-americano. Consumidores acampavam na porta de grandes lojas para comprarem produtos com descontos bem atrativos, muitas vezes, vendidos pelo preço de custo.

Da Black Friday à Black Fraude

Pela sexta vez no Brasil, a Black Friday registrou recordes de vendas nos anos anteriores. Também foram geradas muitas reclamações por parte dos consumidores porque o comércio não se preparou adequadamente para a data apresentando sites indisponíveis por grandes períodos de tempo, erros no processamento de pagamentos e, principalmente, falta de estoque dos produtos anunciados. Várias lojas anunciaram produtos pelo preço normal de venda como se estivessem em promoção, o que acabou resultando inúmeras reclamações e os efeitos desastrosos ganharam o nome negativo de Black Fraude.

Mas, quem investe no planejamento e se prepara para a data acabam saindo na frente! Acompanhe as dicas:

  1. A Black Friday é um dos picos de tráfego de e-commerce e oferece grandes chances de fechar mais vendas em um único dia. Portanto, faça melhorias tecnológicas no seu negócio com antecedência. Se você tem um e-commerce, invista no departamento de TI e prepare-se para receber muitos acessos simultâneos.
  2. Aumente seu estoque de produtos.
  3. Reforce a equipe de vendas e atendimento ao cliente ampliando o número de funcionários.
  4. Busque novos parceiros para agregar ao seu negócio.
  5. Repense seus métodos de pagamentos. Seja flexível para aceitar novas formas e dar bons descontos.
  6. Prepare-se para o pós-vendas. Treine sua equipe para resolver dúvidas e possíveis dificuldades dos consumidores. O atendimento deve ser eficaz seja por telefone, por e-mail ou pelo SAC.
  7. Pense em diferentes formas de entregar seus produtos. Garanta que eles cheguem ao seu destino em bom estado de conservação no menor tempo possível.

Fique ligado porque os consumidores estão cada vez mais atentos para descontos falsos, atendimento precário, pós-venda ineficiente e sites que não funcionam.

Uma outra dica é que, depois da Black Friday, você pode gerar mailing com os novos consumidores que atraiu e iniciar um relacionamento com eles.

A cada ano a Black Friday cresce mais no Brasil. Aplique essas dicas e prepare-se para ótimas vendas!

Gostou deste post? Compartilhe!


0 comentário(s)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

− 2 = 5

Assine a Newsletter

Assine e receba meus artigos por e-mail.