blog

Voltar


4 Passos para um network mais eficiente
Publicado em 23.03.2018 // 0 Comentário
4 passos para um network mais eficiente

Seu sucesso como empreendedor é determinado em grande parte pela sua capacidade de se relacionar, fazer o tão falado “network”. Você pode ser o melhor no que faz, mas se você não está se conectando de forma eficiente com seus clientes, funcionários e o mercado, então você, provavelmente, está perdendo muitas oportunidades.

Mas como assim?

Antes, fazer contatos significava que você se iria se encontrar com outras pessoas em uma sala de reuniões ou em um restaurante e trocar cartões com algumas delas. Mas hoje, será que é somente desta maneira que se faz contato ou relacionamento? Se pararmos para pensar, as coisas estão mais fáceis. Basta ter acesso à internet e um mundo de possibilidades se abre para você, desde as mídias sociais aos aplicativos desenvolvidos especificamente pra isso.

Mesmo que as “regras de engajamento” nas redes sociais tenham evoluído bastante, o “jeitão” para se adquirir novos clientes e parceiros para o seu negócio não mudou. Muita gente acha que fazer network é simplesmente sair e conhecer pessoas, mas poucos tem consciência de que isso requer um planejamento estruturado para conhecer quem irá fazer negócios com você ou apresentá-lo aos que irão.

Então, aqui estão algumas dicas de como planejar sua estratégia de aproximação:

1. CONHEÇA SEU PÚBLICO.

Reflita, pesquise, defina quem é o seu público-alvo e certifique-se de que está em contato com eles. Uma vez que o tempo é essencial para um evento ou reunião, você precisa conhecer o maior número possível de contatos comerciais “certeiros”. Se você está tentando se conectar com alguém no LinkedIn, ou se misturando em uma feira, verifique se todas as conversas têm o potencial de conduzi-lo na direção certa.

2. PREPARE SUA MIRA PARA OS ENCONTROS.

Faça o seu dever de casa e sempre vá para os eventos com uma lista aproximada de quem vai estar lá. Com essa informação em mãos, você terá confiança para saber com quem falar diretamente e/ou quem evitar.

Geralmente os organizadores de eventos não compartilham listas de e-mail, então seja inteligente, use mídias sociais e veja as hashtags do evento. Descubra quem está “postando” sobre isso e determine antecipadamente quem você quer conversar. Procure os nomes das pessoas que podem estar presentes. Lembre-se de olhar suas fotos para que você possa vê-las na sala. Se você acha que eles podem se beneficiar de sua experiência, não há necessidade de esperar para ser apresentado, seja proativo, aproxime-os com um aperto de mão e chame pelo seu nome. Fazer networking exige ir além da sua zona de conforto e se desafiar. Fique atento!

3.TENHA FOCO.

Principalmente em eventos, não deixe que a bebida ou entretenimento o faça distrair do seu objetivo.  Se as pessoas com quem você está falando são conexões potenciais, dê seu cartão de visita e certifique-se de obter um deles. Durante a conversa tente obter informações pessoais, como passatempos ou filmes assistidos recentemente. Estes são bons “quebra-gelos” para o email de “follow up” que você enviará após o evento.

4. ACOMPANHE E SEJA PACIENTE.

É fácil coletar cartões de visita e trocar números, mas o negócio real só acontece quando há continuidade. Espere alguns dias e envie um email com uma breve recapitulação de seu encontro e sugira uma possível reunião para dar continuidade ao assunto.

Nem todas as conexões se transformam imediatamente em clientes. De 10 email enviados, talvez um te responda, mas já é alguma coisa, né? Use as várias plataformas de redes sociais – especialmente LinkedIn – para manter contato.

No LinkedIn, felicite-os por aniversários profissionais, comente artigos que compartilhem e marque-os em artigos que possam ser de seu interesse. A intenção é que seu nome seja lembrado na próxima vez que estiverem comprando.

O truque em fazer networking é ser pró-ativo. Isso significa assumir o controle da situação em vez de apenas reagir a ela. Fazer contatos exige ir além da sua zona de conforto e se desafiar. Se você se esforçar, as pessoas responderão. É só uma questão de tempo.

Gostou deste post? Compartilhe!


0 comentário(s)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

6 + 3 =

Assine a Newsletter

Assine e receba meus artigos por e-mail.